No Brasil, junho é o mês de muitas festas, a dança da quadrilha, as comidas típicas como canjicão, quentão, pé-de-moleque, bolo de fubá e tantas outras, tudo para comemorar os queridos santos padroeiros: Santo Antônio, São João e São Pedro. Em torno disso, as orações e muitos pedidos.
Quadrilha em Rio Bananal/ES
Jeitinho brejeiro e muita simpatia, chapéu de palha e fita nos cabelos e muita dança embalada ao som de marchinhas como está abaixo:
OLHA PRO CÉU (LUIZ GONZAGA)
Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xóte, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração!
Assim é que se comemora os santos padroeiros do mês de junho. Ao redor da fogueira é só alegria e diversão, crianças e adultos dançam, soltam busca pé e comem pipoca, tudo enfeitado e muito colorido. Orações e simpatias aos santos padroeiros, ora para conseguir dinheiro, ora sorte no amor e também felicidade. Não custa fazer uma "fezinha".
Estas festas que se tornaram a cara do Brasil, na verdade tem origem muito antiga. Antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que lá acontece em junho e marca o início da estação quente. Nestas festas, a fim de promover a fertilidade da terra e garantir boas colheitas futuras, havia danças e fogueiras (acesas para afugentar os espíritos maus).
Com o avanço do cristianismo, a Igreja preservou e incorporou essas tradições também como forma de conseguir mais popularidade. No século 6, os ritos da festa do dia do solstício de verão, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, dia 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
Foram os colonizadores portugueses que trouxeram as festividades para o Brasil e aqui elas ganharam cores e sabores influenciados pelos Índios e Negros escravos, responsáveis pela mão-de-obra nas cozinhas coloniais. "É por isso que até hoje reverenciamos os santos juninos provando quitutes de milho, amendoim e mandioca, ingredientes básicos na mesa popular para bolos, tapioca, paçoca, pé-de-moleque, milho cozido".
No nordeste brasileiro, as festas juninas hoje são tão populares quanto o Carnaval. "Para os sertanejos, elas têm um significado muito importante, reforçando o sentido de união da comunidade.
Quadrilha nordeste brasileiro
VEJA A SEGUIR AS HISTÓRIAS, AS REZAS E AS SIMPATIAS DOS TRÊS SANTOS JUNINOS.
SÃO JOÃO
DIA FESTIVO: 24 DE JUNHO
ATRIBUTO: SANTO FESTEIRO
Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebê a sua prima Maria, mãe de Jesus, que assim veria a fumaça ao longe,( São João nasceu em Aim Karim a 6 km de Jerusalém). Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifícios comemoram o dia do santo considerado festeiro. " No Brasil, acredita-se que São João dorme até que, em seu dia, visite as casas bem iluminadas e em festa". João pregava às margens do rio Jordão, em Israel, e batizava os fiéis que convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas. Daí ser conhecido como São João Batista. Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação. João foi executado no ano 31, por ordem do imperador romano Herodes, para satisfazer o pedido de sua enteada, Salomé.
ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA PARA CONFORTAR A ALMA
"São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor... Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: 'Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo'. São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém".
SIMPATIA DE SÃO JOÃO PARA OBTER PROTEÇÃO E ALEGRIA
Em uma bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de São João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
SÃO PEDRO
DIA FESTIVO: 29 DE JUNHO
ATRIBUTOS: FUNDADOR DA IGREJA, PROTETOR DOS PESCADORES E DAS VIÚVAS
Antes chamado Simão, o pescador teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte. "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificareis minha igreja" foi o recado. Por isso, o apóstolo foi chamado de "pescador de homens" e tornou-se o primeiro papa. Morreu em 29 de junho.
Segundo a crença popular, São Pedro guarda as chaves do céu, lava-o quando chove e arrasta os móveis quando troveja. Dizem que o santo, por ser viúvo, socorre as viúvas nos momentos de aflição. "Por ser patrono dos pescadores, é homenageado com procissões de barcos que carregam sua imagem".
ORAÇÃO A SÃO PEDRO PARA OBTER UMA GRAÇA
"Ó São Pedro, pedra viva da Igreja fundada por Jesus Cristo, Vós que fostes chamado pelo Senhor pra ser pescador de homens e mulheres, Vós que dissestes: "Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna", vinde em meu auxílio com Vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir o Vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a Boa Nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte.
Ó São Pedro, Vós que fizestes a mais bela declaração de amor: "Senhor, Tu sabes que eu Te amo", ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (faça seu pedido). Amém.
Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria".
Ó São Pedro, Vós que fizestes a mais bela declaração de amor: "Senhor, Tu sabes que eu Te amo", ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. (faça seu pedido). Amém.
Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria".
SIMPATIA DE SÃO PEDRO PARA CONHECER SEU PAR AMOROSO
No dia de são Pedro, guarde um pouco de cada alimento do almoço e do jantar. Antes de dormir, faça um prato com a comida e deixe-o sobre a mesa, com os talheres, em uma toalha branca. À noite, aquele que será sua cara-metade aparecerá em seus sonhos.
HINO A SÃO PEDRO
1. Pescador sempre humilde vivendo,/ sobre as águas num barco a pescar, / Pedro um dia a Jesus conhecendo, / deixa tudo pra os homens salvar.
Refrão: Jesus Cristo te deu o primado./ Tuas mãos têm as chaves dos céus. / Da Bahia, São Pedro, ouve o brado:/ nosso povo conduze pra Deus! (bis)
2. Foste, ó Pedro, por Cristo escolhido/ do rebanho supremo pastor./
Das ovelhas escuta o pedido:/ guarda a todos na paz e no amor.
3. Jubilosos alegres cantamos. / Santo Padre é o nosso pastor. /
Com carinho e amor proclamamos,/ és de Pedro fiel sucessor.
4. Com a Igreja sentir nós queremos./ Com o Cristo queremos ficar./
Nossa fé sempre firmes guardamos,/ se quisermos enfim nos salvar.
SANTO ANTÔNIO
DIA FESTIVO: 13 DE JUNHO
ATRIBUTOS: SANTO MILAGROSO E CASAMENTEIRO
Herdamos dos portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Daí a tradição do "pão de Santo Antônio", que sobrevive até hoje. Pães doados a sua igreja são bentos e distribuídos aos pobres. "Guardar um pedaço desse pão junto aos mantimentos garante fartura". Mas Antônio é famoso mesmo por ajudar as moças a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo.
ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO PARA ATRAIR ALGUÉM QUE VOCÊ JÁ CONHECE
“Santo António, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo António, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.”
SIMPATIA SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.
Fonte: Revista Bons Fluídos
SANTO ANTÔNIO TAMBÉM É INVOCADO PARA ENCONTRAR OBJETOS PERDIDOS, PARA ISSO REZA-SE O RESPONSÓRIO
Responsório de Santo António
Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.
Repete-se: Recupera-se o perdido...
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Repete-se: Recupera-se o perdido...
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…
Repete-se: Recupera-se o perdido...
V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS
Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
[Com aprovação eclesiástica]
Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.
Repete-se: Recupera-se o perdido...
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Repete-se: Recupera-se o perdido...
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…
Repete-se: Recupera-se o perdido...
V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS
Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
[Com aprovação eclesiástica]
ELEMENTOS DA FESTA JUNINA
A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”, mas é de origem inglesa, uma dança de camponeses chamada “campesine”. Na época da colonização do Brasil, os portugueses trouxeram essa dança, bem como seus principais elementos: os vestidos lindos e rodados (que representavam as riquezas da corte), os passos puxados na língua francesa (anarriê, avancê, tour, etc.) e os agradecimentos aos santos pelas boas safras nas plantações.
O casamento caipira faz uma sátira aos casamentos tradicionais. A noiva está grávida e o pai da mesma obriga o rapaz a se casar. A apresentação do casamento na roça é muito engraçada, pois o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.
A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.
Os fogos se originaram na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho.
A lavagem dos santos é o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.
O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.
As simpatias proporcionam aos convidados maior sorte no amor. Os santos juninos são conhecidos como santos casamenteiros, mas santo Antônio é o mais influente deles. Nessas práticas, a imagem do santo é castigada, até que a pessoa consiga encontrar um amor.
As comidas típicas também são símbolos juninos, como forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho, a festa se tornou farta em seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, Mané pelado, dentre outras.
Fonte: Brasil Escola
RECEITAS JUNINAS
PÉ-DE-MOLEQUE
Ingredientes
500 g de amendoim
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara de açúcar refinado
6 colheres (sopa) de achocolatado
1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Coloque em uma panela o amendoim ainda cru, a margarina,o açúcar e o achocolatado.
Misture sempre em fogo médio para não queimar.
Quando começar a estalar continue misturando mais ou menos uns 4 a 5 minutos.
Em seguida abaixo o fogo e aos poucos vá adicionando o leite condensado.
Continue misturando mais uns 4 minutos.
Desligue o fogo e bata bem essa mistura, depois com um auxilio de 1 colher (sopa) vá colocando em cima de uma pedra de granito, não precisa untar a pedra.
Quando esfriar retire os doces com uma espatula.
Rendimento: 20 a 25 porções
PAMONHA
Ingredientes
12 espigas de milho
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
Tire a palha das espigas, aproveite as melhores e faça com elas, saquinhos
com costura dos lados.
Rale as espigas, junte o leite quente, suficiente para formar uma massa
grossa.
A doce e coloque esta massa nos saquinhos.
Amarre as bocas com um fio e cozinhe na água fervendo.
Quando a palha amarelar é sinal de que a pamonha está cozida.
Escorra e sirva-as frias nos próprios saquinhos.
CURAU DE MILHO VERDE
Ingredientes
6 espigas de milho verde
1 litro de leite
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
Canela em pó
Modo de preparo
Rale o milho das espigas, depois raspe-as com uma faca para tirar todo o suco.
Coloque o milho no liquidificador e bata junto com o leite.
À seguir, passe a mistura por uma peneira.
Junte o açúcar e o amido de milho e leve ao fogo.
Deixe cozinhar, sem parar de mexer, até que engrosse ligeiramente.
Retire do fogo.
Despeje o curau numa forma refratária ou em tigelinhas individuais e polvilhe com canela em pó.
Sirva morno ou gelado.
MÚSICAS
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
__________________________________________
BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.
Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.
Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
__________________________________________
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
__________________________________________
PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.
__________________________________________
CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.
__________________________________________
Isto é Lá Com Santo Antônio
Autor: Lamartine Babo
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio
__________________________________________
Noites de junho
Autor: João de Barro e Alberto Ribeiro
Noite fria, tão fria de junho
Os balões para o céu vão subindo
Entre as nuvens aos poucos sumindo
Envoltos num tênue véu
Os balões devem ser com certeza
As estrelas aqui desse mundo
As estrelas do espaço profundo
São os balões lá do céu
Balão do meu sonho dourado
Subiste enfeitado, cheinho de luz
Depois as crianças tascaram
Rasgaram teu bojo de listas azuis
E tu que invejando as estrelas
Sonhavas ao vê-las ser astro no céu
Hoje, balão apagado, acabas rasgado
Em trapos ao léu.
__________________________________________
Olha Pro Céu Meu Amor
Autores: José Fernandes e Luiz Gonzaga
Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra'quele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo
Foi numa noite
Igual a esta
Que tu me deste
O teu coração
O céu estava
Todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração