Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)

Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)


Nada te pertube, nada de espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alçança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!
Santa Tereza de Ávila

terça-feira, 31 de maio de 2016

Treze dias com Santo Antonio - Festejando Santo Antonio e conhecendo sua história

VIVA SANTO ANTONIO!!!!!!
Santo Antonio, coração apaixonado pelas coisas do Senhor, a riqueza põe de lado: encontrou maior valor! Dos caminhos peregrinos, Santo Antonio companheiro, ilumina o meu destino para Deus o tempo inteiro. Conhecendo o Deus amor, pelo estudo e pela vida, apontou com destemor, qual a luz, qual a saída. Nos palácios e nas praças, disse claro o que convém: deixem tramas e trapaças, cuidem só da paz do bem! Não se esqueçam, criaturas, homens, plantas e animais:Glória a Deus lá as alturas pela vida e tudo mais!

Quadro de Alberto Bogani - Igreja Santo Antonio-Rio Bananal/ES

Dia 01

Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

DESEMBARQUE EM MESSINA
Forçado pelo temporal, Santo Antonio desembarca na costa da Itália. Deus não queria que ele fosse mártir no Marrocos.Tinha outros planos para ele.

A vida do Cristão se desenvolve na terra como um majestoso arco-íris. São várias cores, mas nele predominam o vermelho fogo e o azulado. Da mesma forma, a vida do bom Cristão se colore das virtudes que surgem envoltas e iluminadas pela fulgurante chama do amor de Deus e do amor do próximo. Como é pobre e desprovida a mesa sem o pão, assim são as virtudes sem o amor. (Dos Sermões de Santo Antonio).

Dia 02
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

APARIÇÃO DE JESUS EUCARÍSTICO
Santo Antonio professava uma devoção tão grande à Sagrada Eucaristia, que falam que, em mais de uma ocasião, quando estava de porteiro no Convento de Santa Cruz, em Coimbra, através das paredes aparecia para ele a Santa Missa que se celebrava do outro lado do muro, durante o momento da Consagração.

A Alma sobe o deserto em contemplação quando abandona todas as coisas inferiores e, pela devoção, se eleva e se concentra nas coisas divinas. (Dos Sermões de Santo Antonio).

Dia 03
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

VISÃO DE SÃO FRANCISCO
No capítulo provincial, que aconteceu em Arles (França), no final de verão de 1226, enquanto Santo Antoio pregava aos irmãos sobre a Santa Cruz, São Francisco, ainda vivo em Assis, apareceu na sala. O bem-aventurado fundador assistiu a reunião por alguns instantes, abençoou seus filhos e desapareceu. Somente um religioso, chamado Monaldo, levantou os olhos e foi testemunha do milagre.

Se o coração é humilde, os sentidos do corpo são obedientes. Da humildade nasce a obediência. Se ponha mais abaixo você também. De onde? Do monte ao vale, quer dizer, da soberba a humildade...
Os servos são os cinco sentidos do corpo, que devem ser submetidos à razão. Se você se põe mais abaixo, os servos vão ao seu encontro e te obedecem. (Espiritualidade de Santo Antonio).

Dia 04
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

SANTO ANTONIO É RECEBIDO PELO PAPA GREGORIO IX
Antonio foi a Roma sob o pontificado de Gregorio IX. O ilustre pontífice rapidamente discerniu os dons excepcionais que Santo Antonio possuía e o mandou pregar aos Cardeais reunidos no consistório. Na eminente assembleia, foi admirada a piedade e erudição do orador. Dedicando-lhe os maiores elogios e celebrando seu conhecimento das Sagradas Escrituras, que sabia de memória, o Papa lhe chamou de "Arca do Testamento".

A redenção é fruto do amor. Ao amor se responde com amor. Jesus amou ao homem até o sacrifício de sua vida, e merece, portanto, ser amado pelo homem. O espírito do penitente, quando está como transpassado e ferido pela dor, é um sacrifício agradável a Deus, que faz as pazes com ele. (Espiritualidade de Santo Antonio).

Dia 05
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

CONVERSÃO DE EZZELINO DA ROMANO
Diante da repreensão de Antonio o tirano de Treviso, que aterrorizava a região de Pádua, se lança a seus pés, e coloca sobre seu pescoço uma corda, sem sinal de arrependimento.

Nome doce, nome deleitável, nome que conforta o pecador, nome de dita esperança... Maria é a Estrela do mar, o caminho claro que leva ao porto os que flutuam em amargura. Nome amável aos anjos, terrível aos demônios, benéfico aos pecadores, suave aos justos ( Dos Sermões de Santo Antonio).

Dia 06

Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

SANTO ANTONIO SOBE AOS CÉUS
Vendo que seu fim estava próximo, Santo Antonio começou a cantar o hino do Gloriosa Virgem, que tanto gostava de recitar. "Ó gloriosa Senhora...".Logo, levantou os olhos ao Céu, e seu olhar ficou estático. O Frade que o atendia perguntou o que ele estava vendo. "Vejo ao meu Senhor", respondeu. E quando trouxeram os santos óleos, exclamou: "Tenho a unção dentro de mim. No entanto, tudo bem e me agrada que me unja".

Três grandes graças lhe concedeu o Senhor, que as coisas perdidas apareçam, que as esquecidas sejam recordadas e que as propostas sejam aceitas. Quantos devotos chegarão a ti, diariamente, e te pedirão alguma coisa, e você jamais se negará a concedê-las! Que chegue hoje a você o meu pedido, que tão necessitado põe aos seus pés esse humilde devoto. (Oração a Santo Antonio).

Dia 07
Óleo de André Gonçalves (1685-1762) Capela de Santo Antonio no Convento da Mãe de Deus (Lisboa)

MILAGRE DA MULA
Demonstrando uma ousadia singular, Santo Antonio desafia  o herege Bonvillo, que negava o mistério da Eucaristia, para, depois de privar sua mula de alimento por três dias, a levar a uma praça. De um lado colocariam um saco de aveia. Do outro, Santo Antonio com a Hóstia Sagrada. Uma multidão se amontoava para contemplar o sucesso. O animal, inquieto e entregue, se ajoelha ante o Santíssimo e dali não se levanta até que Santo Antonio lhe ordene.

Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As diversas línguas são os vários testemunhos sobre Cristo como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência. As falamos quando demonstramos essas virtudes aos outros em nossa vida. A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem, portanto, as palavras e falem as obras. (Dos Sermões de Santo Antonio).

Dia 08
Óleo de André Gonçalves (1685-1762) Capela de Santo Antonio no Convento da Mãe de Deus (Lisboa)

SERMÃO AOS PEIXES
Vendo que os habitantes da cidade (pensa-se que foi em Rimini) se burlavam de seus sermões, se dirigiu até as verdes margens de onde desaguava o rio e convidou os habitantes das limpas correntes a louvar o Senhor. Para surpresa dos espectadores, uma multidão de peixes foi se reunindo junto à margem, tirando a cabeça para fora da água, como se estivessem escutando suas palavras.

A Virgem Maria está vestida de Sol. Nota-se que no Sol há três propriedades: A candura designa a castidade, o brilho a humildade e o calor a caridade. Com estas três virtudes se tece o manto da alma fiel, esposa do celeste Esposo. (Dos sermões de Santo Antonio).

Dia 09

Óleo de André Gonçalves (1685-1762) Capela de Santo Antonio no Convento da Mãe de Deus (Lisboa)

Antonio defende, diante do Papa Gregorio IX, o espírito primitivo da Ordem Franciscana, que corria perigo de perder-se após a morte do seu Fundador. Nosso Santo se opôs energicamente às opiniões mundanas do Frei Elias. O Pontífice confirma com sua autoridade a opinião de Santo Antonio.

A justiça se perfila como a disposição do ânimo a reconhecer a cada pessoa a dignidade que lhe corresponde, disposição que se expressa o temor a Deus, o culto da religião, da piedade, da humanidade, no gozar do justo e do bem, no odiar do mal e no emprego do reconhecimento (Espiritualidade de Santo Antonio).

Dia 10

Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

RESSUSCITA A TESTEMUNHA PARA PROVAR A INOCÊNCIA DE SEU PAI
Prodigo caso de bilocação. Estando em Pádua, Santo Antonio teve conhecimento sobrenatural de que seu pai foi acusado de um crime que não cometeu. Ao mesmo instante, aparece em Lisboa antes os juízes e solicita que o cadáver levante, e ele ressuscita, para declarar sua inocência.

Os bens temporais são quase nada; mas esse nada, enquanto parece algo, apresenta-se como um fantasma. A nuvem impede a vista do Sol, e a abundância dos bens temporais desvia do conhecimento de Deus. (Dos Sermões de Santo Antonio).

Dia 11
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa)

ENTERRO DE SANTO ANTONIO
De todas as partes vinham peregrinos para venerar os restos deste homem tão extraordinário que havia entusiasmado as multidões pela palavra e pelos milagres. Antonio nunca traiu a confiança de seus devotos: curava os enfermos, consolava os aflitos, multiplicava os prodígios.

A humildade leva o homem a conhecer a si mesmo e a Deus. igual ao fogo, que reduz as cinzas e baixa as coisas altas, a humildade obriga ao que tem soberba a dobrar-se e a humilhar-se, repetindo as palavras do livro do Gênesis: "És pó e ao pó retornarás"(3,19). (Espiritualidade de Santo Antonio).

Dia 12
Óleo de André Gonçalves (1685-1762) Capela de Santo Antonio no Convento da Mãe de Deus (Lisboa)

O MENINO JESUS E SANTO ANTONIO
Em um Natal, Santo Antonio falou com tal doçura e amor sobre o Menino Jesus que permitiu que se representasse a ele com Jesus pintado sobre seu hábito, na altura do peito. Também, segundo a tradição, o Menino Jesus apareceu a ele, em certa ocasião, pela noite, enquanto rezava, diante do atônito olhar de alguém que lhe observava.

Ó admirável Santo Antonio, glorioso pelos grandes milagres realizados, que mereceu ter em seus braços o Menino Jesus; obtende-me pela sua bondade a graça que desejo ardentemente. Vós, que fostes tão misericordioso com os pecadores, não olheis meus pecados, senão a glória de Deus, que será uma vez mais engrandecida por Vós. (Oração a Santo Antonio).

Dia 13
Afresco de carlos Bonvalot, 1927. Igreja de Santo Antonio de Estoril (Lisboa

ORAÇÃO
Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo Antonio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. 


Exulta berço glorioso
Ó terra nobre e genetriz,
de Santo Antonio Poderoso,
Lisboa vezes mil feliz,
Cheios de Fé e confiança
de ti que rogamos proteção
Ó vem nos dar perseverança
e nos valha internal missão

SANTO ANTONIO, ROGAI POR NÓS!!!!!

Responsório de Santo António

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos, que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Santo António, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ámem.




2 comentários:

  1. Na Paróquia do lugar que eu nasci o padroeiro é Santo Antônio e o hino que cantamos tem esta letra trazida por um padre secular na década de 1930. O hino foi passado de pai para filho de forma verbal nas missas e nas trezenas de Santo Antônio. As novas gerações não têm conhecimento dessa letra. Ela tem uma segunda parte que fala do Divino infante em seus braços... onde posso encontrá-lo completo? Agradeço de já sua colaboração. Arimatéia Cunha

    ResponderExcluir