Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. Devemos dizer que a iluminação em tom é uma maneira elegante e feminina de falar de um assunto tão sério.
Muitos monumentos já foram iluminados pelo mundo afora. Chegou a vez de Rio Bananal/ES. Os prédios da Prefeitura, do Fórum, do Centro de Desenvolvimento Rural e as Igrejas de Santo Antônio e São Sebastião se vestiram de rosa para ajudar nesta tão importante campanha.
Faça também seu gesto, amarre uma fita rosa no seu carro.
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO-RIO BANANAL/ES
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO-RIO BANANAL/ES
Achei linda e valida a iniciativa de colocar força nessa campanha importante em nossa cidade. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada por visitar meu blog
ExcluirSó precisa ser fortalecida com ações públicas em que o povo de maneira geral possa participar, mas já valeu muito.
ResponderExcluir