Muito tem se falado a respeito da crise da água em nosso país, que apesar de sabermos ter a maior reserva de água doce do mundo fomos surpreendidos com um período grande sem chuvas o que provocou a falta de água em muitas cidades forçando assim a população a fazer uma reeducação para o uso da água. Sabemos que o ser humano bem como outros animais vem ao mundo através da água, o chamado Líquido amniótico (ou fluído amniótico) envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos. Esta água inicialmente é proveniente da mãe.
Num país de clima quente como o nosso no verão uma pessoa não consegue sobreviver mais que 03 a 04 dias sem água no inverno pode chegar a 07. Esta é uma boa razão que para observarmos se nosso consumo está sendo irresponsável ou responsável.
Por tudo isso resolvi procurar o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Bananal/ES, para me informar a respeito de como anda a situação desse bem tão precioso. Trago a partir de agora algumas informações que serão sempre atualizadas neste blog.
Fui recebida pelo Sr. Alencar Gusmão de Souza - diretor do SAAE, que gentilmente me passou as informações solicitadas. Também me ajudaram a Contadora do SAAE a Sra Zione Delarmelina Lorenzini e a atendente Beatriz Meneguelli Ávila. Como tive um diálogo com o diretor vou colocar as informações assim: BB para quando for minha pergunta e Diretor para quando for respostas do Sr. Alencar.
BB: Qual a situação da água no que diz respeito à falta de chuva e a possibilidade de faltar o fornecimento na cidade?
Diretor: no momento a situação é tranquila. Não há problema com a falta de água.
BB: Em que está baseada esta segurança?
Diretor: Uma pequena represa feita em 2003 na parte do rio que fica atrás da Padaria Pola tem mantido o fornecimento. Também tem a reserva que através de uma represa que fica na propriedade dos Senhores Pedro e Adriano Teixeira Saiter no Iriritimirim e que é alugada pelo SAAE no valor de R$ 1. 330, 33 (um mil trezentos e trinta reais e trinta e três centavos). Este reservatório (represa) traz a água através de uma tubulação até a caixa de distribuição já o bairro Santo Antônio. Desde a represa a água passa por algumas propriedades para poder chegar até o bairro Santo Antônio, as famílias do Sr. Clovis Altoé, Mitti Dallabernardina e Darci Carminati, muito contribuíram para que a água chegasse ao destino final. Nos momentos em que a água do curso normal do rio diminui muito em volume, são abertas as comportas do monge que fica na represa. Um total de 7km é a distância percorrida.
REPRESA NO IRIRITIMIRIM PROPRIEDADE DOS SENHORES ADRIANO E PEDRO SAITER
Esta é a reserva de água para o SAAE
monge
vista panorâmica da represa
ESTA É A TUBULAÇÃO QUE TRAZ A ÁGUA
BB: Qual o volume de água tratada o SAAE distruibui todos os dias?
Diretor: Um milhão e oitocentos mil litros.
BB: Qual a capacidade dos reservatórios?
Diretor: 200 mil litros no maior e 150 mil no menor.
Fui até a represa para ver conhecer e chegando lá fiquei sabendo que 06 nascentes próximas se juntam para formar a represa, então fui até uma das nascentes.
Curiosidade: Neste local onde nasce uma das nascentes no passado funcionou um garimpo e dali saíram algumas pedras preciosas.
Vi também que a seca tem diminuído significativamente o volume de água. Veja as marcas da pedra marcando onde a água passava.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Todas as habitações e comércios de Rio Bananal possuem hidrômetro (relógio de água).
- Todos os dias são feitos exames para controle de qualidade da água.
- O SAAE conta como o serviço de um Técnico Químico o Sr. André Basso Ribeiro.
- O PH (Potencial de Hidrogênio) deve ter um valor de 6.8/7, a água de nossos rios curiosamente já possui na maior parte do tempo essa quantidade. Quando não acontece então é feita a correção pelo Químico. No Saae a água a partir do momento que chega passa por diversos processos:
- Floculação- onde a água recebe o sulfato de alumínio
Separa a sujeira da água
2. Decantação
3. Filtração
4. Aplicação de Flúor e Cloro
Obs: O SAAE produz o cloro que consome.
E ainda: o SAAE conta com 13 funcionários na sede e dois no distrito de São Jorge.
- Como o próprio nome diz o SAAE é um sistema autônomo e suas despesas são pagas com o que o contribuinte paga e com a ajuda dos governos federal, estadual e municipal. A taxa base é feita em cima das despesas.
Contei com a prestimosa ajuda do Sr. Silvestre funcionário do Saae, disponibilizado para me mostrar a represa. Para chegar a nascente a coisa ficou tensa, muito mato. Fomo s conduzidos pelo Sr. Marcos Saiter
Para a água chegar tratada em nossas casas passa por muitos processos. Evite por esta razão o desperdício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário