Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)

Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)


Nada te pertube, nada de espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alçança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!
Santa Tereza de Ávila

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

I ENCONTRO MUNICIPAL DOS GESB's - Grupos de Estudos Sindicais de Base

Neste dia 12 de fevereiro de 2015, no Centro de Desenvolvimento Rural de Rio Bananal/ES, das 08h às 17h aconteceu o Primeiro Encontro Municipal dos GESB's ( Grupos de Estudos Sindicais de Base), que são núcleos de estudos que se reunirão durante o ano para discutir, debater, estudar temas como: Organização Sindical, Políticas Públicas, Cidadania, Orçamentos Públicos, etc. Esta é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal. Durante o dia os participantes tiveram palestras sobre vários assuntos com a participação da Diretoria do Sindicato. 

O encontro começou com um saboroso café da manhã onde foi servido entre outras coisas o tradicional Brote ( de milho e banana) que é um pão de milho tradicionalmente preparado por descendentes de imigrantes pomeranos, os quais no século 19 povoaram o estado brasileiro do Espírito Santo. A tradição perdura até hoje. Tal pão pode variar de nome de acordo com os ingredientes, podendo ser também o Mijabroud (pão de milho) e o Bananabroud (brote de banana).O verdadeiro brote requer um ritual para ficar pronto. O fubá é feito no moinho tocado a água e o fermento é preparado na sexta. No sábado, descasca-se batata-doce, cará, inhame e mandioca, que serão ralados e adicionados à massa. Então, o pão vai para o forno à lenha (essencial para o preparo) antes de ser degustado. Uma folha de bananeira no fundo da forma e o aquecimento adequado do forno são importantes para a qualidade do produto.
O pão é geralmente consumido nos fins de semana.


















Depois do almoço, brincadeira pra espantar o sono.



Kleber do Banco do Nordeste falou sobre: Sindicato-Agricultura Familiar- Pessoas



Diretoria Executiva
Gilberto Soares de Mattos
Genivaldo Marino Alvarenga (Ica)
Fabiana de Luca

Diretoria Efetiva
Presidente: Gilberto Soares de Mattos
Vice- Presidente: Edimauro de Oliveira Lopes (Sula)
Tesoureiro: Genivaldo Marino Alvarenga (Ica)
2º Tesoureiro: Charles Bruno Tartaglia
Secretária: Fabiana de Luca
2º Secretário: Patrick Martinelli Pretti

Conselho Fiscal
Marcos Pravato Venturim
Maria Penha Mendes de Sá
Pedro José Zandomingue

SUPLENTES:
José Frigi, Zilma dos Santos Eliziário, Zélia Lopes Mariano Farias, Zenaide Casagrande Dalapicolla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário