A partir do Concílio Vaticano II, a Bíblia retomou seu lugar na Igreja, como fonte e alma da vida cristã. A cada dia o povo descobre o tesouro dos Livros Sagrados e, progressivamente, vai tomando consciência da relação que existe entre Bíblia e Vida. Podemos dizer que o povo cristão percebe cada vez mais a Bíblia dentro da sua vida e passa a encontrar sua vida dentro da Bíblia. A Palavra de Deus se torna, assim, verdadeira "lâmpada para os pés, e luz para o caminho" (Sl 119,105).
A Bíblia é fonte inesgotável, e sem fim é também nossa sede. Nós fomos a essa fonte e procuramos ler os Livros Sagrados à luz da realidade desafiadora do nosso mundo.
"Sim, ó Senhor! De todos os modos engrandeceste e tornaste glorioso o teu povo. Nunca, em nenhum lugar, deixaste de olhar por ele e de o socorrer". (Sl 19, 22).
A igreja católica costuma dedicar o mês de setembro à reflexão e leitura da Bíblia Sagrada por causa de São Jerônimo, que, com seus estudos, traduções, interpretações, comentários e escritos nos possibilitou o acesso a esse grande manancial de sabedoria. Escrita em hebraico para o Antigo Testamento e em grego para o Novo Testamento tornou-se inacessível para os romanos que falavam latim. São Jerônimo viveu na Palestina e estudou hebraico o que possibilitou a tradução. Sendo assim, 30 de setembro dia da morte de São Jerônimo, comemoramos o dia da Bíblia em sua homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário