Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)

Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)


Nada te pertube, nada de espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alçança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!
Santa Tereza de Ávila

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FONTES VIVIFICANTES

 A PALAVRA DE DEUS

     Com certeza, a Palavra de Deus é uma das fontes mais límpidas. Nela, encontramos a narração de muitas experiências entre o povo e Deus. O que está escrito na Bíblia é mensagem, experiência e vida. A Bíblia não nasce da teoria, mas da vivência. Em embates e lutas,  nas colheitas pequenas ou abundantes, no exílio, na escravidão e na experiência de queda e libertação, o povo vai percebendo Deus caminhando com ele. Dessa maneira, torna-se capaz de alimentar uma esperança inesgotável, desenvolvendo a fé e escrevendo sua história.
        É necessário que façamos da Palavra de Deus mensagem, experiência e vida, no contexto em que vivemos. Não é salutar lera as Escrituras ao "pé da letra", pois o que está escrito não é um conjunto de informações, mas o resultado da experiência das comunidades. É preciso tomar a Palavra de Deus como luz e inspiração. Como diz o salmo: "Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho" (Sl 119[118], 105).
       O Antigo Testamento, repleto de mensagens de vida, prepara o Novo Testamento, que se inaugura com a vinda de Jesus. Para aprimorarmos o conhecimento e crescermos na propósito de seguir Jesus, os evangelhos surgem como uma fonte pura e preciosa. Ali vamos conhecer o seu jeito e o jeito de Deus. Aprendemos a cultivar a relação fraterna, a paixão pelo mundo e pela criação. a perceber Deus presente em tudo e em todos, a rezar e a orientar o nosso coração segundo o coração de Deus.
         O Evangelho é a boa notícia trazida por Jesus, que inaugura um tempo novo e revela o projeto amoroso de Deus para a humanidade: somos o sonho lindo do amor de Deus! No Evangelho, Jesus nos dá umas dicas de como deve ser nossa relação com Deus, superando o legalismo vazio, a dominação pelo discurso religioso. Ele mostra que ninguém pode reduzir Deus, pois ele é mais do que conceitos, normas e certas práticas.
           Portanto, uma leitura diária da Palavra de Deus, atenta e confiante, ajuda-nos a fazer do nosso coração terra boa e fértil. Nela, encontramos os instrumentos para saber como enfrentar as crises e os desafios da vida. Ela se torna uma bússola a nos guiar e um estímulo para a caminhada. É uma fonte sempre refrescante e fortalecedora, por meio da qual aprendemos a ver a pessoa, os acontecimentos e a história de forma sempre atual.
(do livro Cativados pelo Amor de Vanderlei Soela )     

Nenhum comentário:

Postar um comentário