Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)

Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)


Nada te pertube, nada de espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alçança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!
Santa Tereza de Ávila

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EM BUSCA DA HISTÓRIA

Meus caros, aproveitei minha ida a BH para fazer um resgate de parte de nossa história. Estive visitando os Padres Pavonianos em BH. Já sabia que eles guardam registrados uma boa parte de nossa história, então aproveitei e trouxe para partilhar uma parte da história.
Tudo começou desde que publiquei a foto da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde usei a palavra descaso com a história. Sabendo que a Congregação Pavoniana faz este registro histórico fui buscar algo sobre a gruta e acabei trazendo também partes da história da construção do Seminário.
Me deixou impressionada ao chegar no local, encontrar o Padre Gabriel, (que Esteve em Rio Bananal no período que Congregação esteve em Rio Bananal, e na última visita do pintor Alberto Boggani em Rio Bananal/ES), ainda fazendo o trabalho de arquivo da história. Um registro com muitas fotos e documentos, ainda é feito em todas as obras. Veja um pouco das fotos que também tem registros das comunidades de Santo Antônio e São Sebastião, se conhecer alguém deixe algum comentário sobre as mesmas.
observe bem lá ao fundo a Igreja de Santo Antônio




veja acima como era e abaixo como está agora

Também teve a parte triste, veja o tamanho da árvore que foi derrubada

 
Pense no tamanho da obra, num local distante dos grandes centros da época, sem mão- de -obra especializada, 




Você sabe de alguém que ajudou a construir o Seminário Pavoniano em Rio Bananal/ES?





Não era fácil chegar por estas bandas. 

Mas eles sempre faziam questão de registrar tudo.

A coisa era tensa


Aqui o dia da Inauguração




O trabalho foi difícil

Este momento foi a despedido do então Clérigo Alberto Boggani (de chapéu sentado)

Na foto da esquerda, Ir Joaquim, Ir Lázaro e Clérigo Alberto Boggani







Será que a devoção do nosso povo também ficou no passado? Veja o tamanho da procissão, que era feita em fila, alguém se lembra?


acima a Igreja de Santo Antônio, Rio Bananal/ES





































Me lembro bem das refeições no salão na época do jardim de Infância













Não me lembro de todos mas em pé da esquerda Paulo Bortolon (in memorian), Durval Arpini, Não sei o 3º, Tú Carminati, Penso que seja o Alessandro Vaneli, Rogério Barbosa.
Agachado: Meu amigo Denis Gava, Tiago Fantin, Roberto Carminati, Chico Vaneli (in memorian) e o outro também não lembro.







Quem sem lembra das Festas nas ruas de Santo Antônio, Rio Bananal/ES


Encenação na Comunidade de Santo Antônio





3 comentários:

  1. Se você quiser deixar um comentário é só clicar em comentário, vai abrir uma caixa onde você escreve. Aí você tem que ir para; Comentar como: clicar na seta e escolher a opão OpenId e publicar. Deixe seu nome escrito. Ok? Será bom saber o que você tá achando. Abraços. Vera

    ResponderExcluir
  2. Legal voltei no tempo, quando passei uma parte da minha vida neste lugar.mais ou menos nos anos 1982 a 1985.ficou muitas lembranças. Hoge moro na Bahia a 32 anos.juvenal Gonçalves de oliveira

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus quanta saudade não me lembro o ano mas estudei no seminário de Bananal e depois em Elói Mendes. Um padre que me marcou muito padre Tiago e meu filho chama Thiago em homenagem r também do irmão Joaquim
    Pessoas que marcaram minha vida.

    ResponderExcluir