Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)

Sem Mim, nada podeis fazer. (Jo 15,5)


Nada te pertube, nada de espante. Tudo passa. Deus não muda. A paciência tudo alçança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta!
Santa Tereza de Ávila

sábado, 13 de dezembro de 2014

BOM DIA E BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO!

De onde vem a tradição das crianças saírem às ruas no dia de “ANO NOVO” pedindo doces?
Segundo conta a história, os antigos povos celtas ( século V, DC) celebravam o Samhain,.
SAMHAIN marcava o término do verão em 31 de outubro e início do verão no dia 1º de novembro.
Início de verão simbolizava também início do ANO NOVO CÉLTICO., onde se faziam os festejos desde a véspera e no início do ano crianças celtas saíam às ruas pedindo oferendas aos deuses e os adultos pediam lenhas para as fogueiras.
Com o passar dos anos a festa ficou conhecida como Halloween
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas", que conservou a tradição de festejos no dia 31 de outubro.

Acredita-se que seja esta também a explicação para essa tradição do 1º dia do ANO NOVO: uma variação do Halloween.

No Brasil: 
Em muitas cidades na manhã do primeiro dia de ANO NOVO as crianças logo bem cedinho andam pelas ruas da cidade batendo de porta em porta.
Ao serem atendidos , dizem : BOM DIA! FELIZ ANO NOVO!
A maioria dos moradores, como já sabem do costume, esperam pelas crianças e já tem preparados desde a véspera seus “pacotinhos” de doces para oferecer a elas.
Elas agradecem e saem felizes com suas sacolinhas já bem “recheadas”, desejando ao dono da casa um “BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO”
Eu especialmente, acho um bom presságio quando as crianças me visitam. Então vamos tratar bem nossas crianças. Não vamos ser rabugento e destratar as crianças, elas aceitam uma balinha que tiver e o fato de elas levantarem tão cedo e lhe trazer a possibilidade de um "bom dia  e uma Feliz Ano Novo" é um bom motivo pra retribui-los. Não vamos deixar mais esta tradição morrer. Receba bem as crianças e deixe que sua criança também vá. Incentive.
Então: Bom Princípio de Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário